E de repente secou

Seria de repente mesmo? A seca no Brasil provêm de algo instantâneo? Será mesmo que se for buscar nas suas causas, esta não podem ser encontradas a alguns meses, anos ou até décadas atrás?

Chuva produz chuva. Assemelhando esse fenômeno natural a uma reação química, as árvores funcionariam como o catalisador desta reação.

Perfeito. E em sua maioria, o que se encontra na Amazônia? Árvores.

E o que a Amazônia vem sofrendo? Desmatamento.

Retiramos os catalisadores de uma reação química, diminuindo sua velocidade em uma proporção drástica causando a… seca.

Como as chuvas se formam?

1- Chuva produz chuva:

A água da chuva penetra no solo permeável, sendo parte desta absorvida pelas raízes das árvores (que podem atingir até 20 metros) ou escorrendo até aquíferos subterrâneos.

2- Papel das árvores:

Parte da água que foi absorvida pelas raízes, é transportada através de seivas transportadores, como o xilema, levando a água até as folhas das árvores, que possuirão células responsáveis pela transpiração da folha, como os estômatos. Estes, trocarão  gases e água com o meio. Como dito, além de água, as folhas eliminam os gases, compostos orgânicos que irão oxidar no meio e se precipitar, formando uma poeira finíssima.

3- Formação das nuvens:

E então, o vapor d’água se deposita nessas partículas sólidas fornecidas pelas plantas se transformando no que se conhece como as nuvens. É esse mecanismo da floresta amazônica que garante as chuvas.

Para noção geral, a volume de água que uma árvore transpira no decorrer de um dia é de mil litros de água. A amazônia inteira totaliza em 20 trilhões de litros de água por dia. A distância que sua umidade percorre é mais de 3 mil km, mais da metade da distância do oiapoque ao chuí em linha reta.

É realmente necessário uma conclusão para esse texto?

1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s