Getting Things Done

Algumas dicas referentes ao conhecido método GTD:

Princípio Básico: esvaziar a sua mente.

– Pessoas destacávelmente produtivas direcionam seu armazenamento cerebral para executar ações, e não para guardar informações.

A metodologia GTD transforma a  mentalidade guardadora de informações para a executora, podendo ser implementada de uma maneira muito simples.]

Ocorre em cinco fases:

1) Coleta

2) Processamento

3) Organização

4) Execução

5) Revisão Semanal

Primeira Fase: Coleta

Ideias, compromissos, tarefas, projetos. (Todo e qualquer tipo de informação)

-> Comprar um bloquinho de notas e todas essas coisas serão anotadas. Não deixe nada em sua cabeça. Pensou? Anote!

Nenhuma decisão será tomada, apenas anotada. Coleta feita diariamente e a todo momento.

Coisas coletadas deverão ser colocadas na caixa de entrada.

2) Processamento:

Objetivo: esvaziar a caixa de entrada.

Leia uma coisa de cada vez da caixa de entrada, e pergunte-se O QUE É ISSO?

– Devo fazer alguma ação quanto a esse item?

~> Não: a) Lixo

b) Guarda-lo para um futuro processamento, não deve ser descartado.

c) Arquiva-lo.

~> Sim: QUAL A PRÓXIMA AÇÃO?

Item pode exigir uma ou mais ação para ser concretizado.

1 ação: Tarefa.

mais de 1 ação: Projeto. (ação executada em vários passos)

Regra dos 2 minutos:

Ação pode ser feita em 2 minutos? Sim. FAÇA! e a esqueça.

Não pode ser feita em menos de 2 minutos?

Essa ação é para eu fazer ou outra pessoa?

Outra pessoa: Delegar e anotar em uma lista AGUARDANDO.

Eu mesma: Anotar na lista de PRÓXIMAS AÇÕES. (sem data)

Calendário. (com data)

E assim as caixas de entrada foram esvaziadas.

Processamento: Feito uma vez por dia.

3) Organização:

Necessita-se de um sistema para que se lembre das ações para que estas não ocupem espaço na mente.

GTD: Calendário\agendas e um conjunto de listas.

Projetos: 1 projeto por linha.

Listas: contexto (trabalho, casa, ..). tarefas separadas por contexto.

Calendário contém todas as tarefas da semana. Tanto os compromissos, quanto os preparativos para a realização dos mesmos.

Todas as tarefas das listas uma hora irão para o calendário.

Não sobrecarregar o calendário. Horas livres para imprevistos.

4) Revisão semanal \ Planejamento:

Sexta-feira de manhã, planejar o que será feito na próxima semana. Passando pelos seguintes passos:

Sem título2

Fluxograma GTD:

Sem título

Último passo: Execução!

Olhe o calendário, o que está previsto para ser feito no determinado dia e determinada hora e faça!

Não ceder a preguiça e a procrastinação.

Ande sempre com a caixa de entrada!

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