Op

8.2.2. Bolsa iniciação científica e bolsa pesquisa

A PPG administra dois Programas de Iniciação Científica: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Convênio CNPq/UEM e o Programa de Bolsa Pesquisa PPG/UEM, cujo objetivo é despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre alunos integrantes do segundo ao penúltimo ano do curso, mediante sua participação em projetos de pesquisa. As bolsas são concedidas anualmente, por um período de 12 meses. Informe-se na PPG, Divisão de Pesquisa, bloco 115, ramal 4242.

8.2.3. Bolsa ensino

Este programa tem por objetivo incentivar a participação de alunos em projetos de ensino, os quais recebem remuneração pelas horas desenvolvidas no projeto, cuja carga horária máxima a ser paga é de 8 horas semanais, gerando Atividade Acadêmica Complementar (AAC). Para maiores informações, procure a Diretoria de Ensino de Graduação, no bloco 111, ramal 4211. Obs.: Podem pleitear a bolsa alunos matriculados a partir da segunda séria do respectivo curso de graduação.

8.2.4. Bolsa extensão

O Programa Bolsa-Extensão, coordenado pela Diretoria de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, tem por finalidade incentivar a participação do aluno em atividades extensionistas, sob a orientação do professor integrante da carreira docente da UEM. Tal atividade deverá ser realizada através do desenvolvimento de projetos próprios ou mediante sua participação em projetos propostos pelos Departamentos. O processo de seleção à Bolsa-Extensão dar-se-á no início de cada ano letivo para alunos atuantes em projetos de extensão no ano anterior. Maiores informações com a Diretoria de Extensão, bloco 104, Sala 15 – ramal 4265.

Bolsa Trabalho

Este programa tem por finalidade possibilitar que o aluno realize estágio em atividades administrativas relacionadas ao seu curso na UEM, adquirindo novos conhecimentos, sendo remunerado pelas horas trabalhadas. Os interessados em se inscrever para a seleção devem procurar a Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT), no bloco 104, sala 002, na primeira quinzena do período letivo, sendo necessários para a inscrição xerox dos comprovantes de renda familiar, de despesas e do horário de aula. Maiores informações pelo ramal 4264.

8.8. INSTITUTO DE ESTUDOS JAPONESES (IEJ)

O IEJ oferece cursos regulares de língua japonesa (básico, intermediário e adiantado) e cursos esporádicos de cultura japonesa: (Bonsai, Origami e outros). Realiza, anualmente, inscrições para Bolsas de Estudos oferecidas pelo Ministério da Educação do Japão. O IEJ está localizado no Bloco 25, Ramal 4268.

8.14. ESCRITÓRIO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

O Escritório de Cooperação Internacional (ECI) é um programa vinculado ao Gabinete da Reitoria, criado em 25/05/1996. Desempenha atividades que envolvem as relações com organismos internacionais, oferece apoio à comunidade interna em programas de estágio e outros estudos no exterior, além de ser o representante da UEM na comunidade internacional. O ECI está localizado no bloco 101, sala 14, ramal 4441.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s