E lembre-se de que somente quando alguém ouve com o coração, e não com a cabeça, é que o ouvir acontece. Você pode me perguntar, ‘o coração também ouve?’ e eu lhe direi que sempre que o ouvir acontece, é sempre através do coração. A cabeça nunca ouviu qualquer coisa. A cabeça é uma pedra surda.

Mas, geralmente, mesmo quando ouvimos alguém, nós permanecemos cheios de nossos próprios pensamentos. Esse é o ‘falso ouvir’. Então você não é um shravak, um ouvinte. Você está apenas sob a ilusão de que você está ouvindo, mas de fato você não está. Para ‘ouvir corretamente’, é necessário que a mente esteja em estado de observação, completamente silenciosa. Quando você está apenas ouvindo e nada mais está fazendo, somente então você será capaz de ouvir e compreender, e essa compreensão se tornará luz e transformação dentro de você. Se assim não acontecer, então você não está ouvindo a quem quer que seja, mas apenas a si mesmo, você permanece cercado por um tumulto enfurecido dentro de você. E quando você está envolvido dessa maneira nada pode ser comunicado a você. Então você parece estar vendo, mas não está; você parece estar ouvindo, mas não está

Isso dá uma tal paz, a simples idéia de que a pessoa é um observador. Alguém bate em sua face. Se você é apenas um observador, então nada afeta você. É como se tivessem batido em alguma outra pessoa. Você é apenas uma testemunha ocular, e isso é tudo. Aquilo não é um problema seu. A pessoa pode até rir de todo o ridículo daquilo, pode até curtir aquilo. Alguém o insulta e você pode observar. Existem milhões de oportunidades na vida, quando você observa, problemas não surgem. Os problemas surgem quando você se torna identificado com o corpo ou com a mente. Então, você fica perturbado e distraído.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s